Projeto UNESCO – Global Build Challenge 2021
Projeto UNESCO – Global Build Challenge 2021
No ano letivo de 2021, ainda sob os fortes impactos da pandemia de Covid-19, e em razão da parceria com a EMEF Marcos Mélega (DRE Jaçanã-Tremembé – São Paulo), por meio do Projeto CEUCI, que trabalha questões da sustentabilidade e do racismo ambiental, a utilização do Minecraft nas atividades de recuperação continuada interdisciplinares aplicadas nas aulas de Geografia, ministradas pelo Professor Jeferson Rezende, o alunos mostraram resultados positivos e promissores quanto ao aprendizado dos educandos em seu desenvolvimento escolar.
Obtivemos, inclusive, como resultado exponencial, a participação de um grupo de alunos do 6° ano do ciclo interdisciplinar, que utilizando o jogo, representou o Brasil em uma competição internacional promovida pela UNESCO e Microsoft, criando uma proposta de mundo sustentável onde a vida em comunidade respeita o convívio pacífico entre todos os seres vivos do ecossistema escolhido. A proposta inserida no ambiente de jogo fora estruturada por meio da compreensão de conceitos teóricos trabalhados nas aulas de Geografia e que reverberavam os conteúdos curriculares em consonância com o proposto com o Currículo das cidades (elaborado pela Sec. Municipal de Educação de São Paulo).
Oferecer aos alunos da rede pública municipal paulistana a possibilidade, a partir da escola, de contribuir com os Objetivos Sustentáveis (ODS) e sua aplicação na comunidade local, na qual o estudante está inserido, certamente se alinha à proposta de transformar a cidade de São Paulo em capital mundial sustentável, bem como produz um impacto real que extrapola os limites dos muros escolares e se reproduz no cotidiano do aluno, levando as práticas estudadas, compreendidas e exercitada na escola, para o seu entorno, por meio das interações sociais que este aluno tem diariamente com outros membros da comunidade em que vive.
Assim, em novembro de 2021, desenvolvemos ao lado do Professor Jeferson Rezende (Doutor em Geografia Humana pela USP, e Pesquisador em Geografia Econômica e Urbana, Estilo de Vida, Moda, Consumo na América Latina e Sustentabilidade) e 4 de seus alunos do 6° ano da EMEF Marcos Mélega, o projeto de sustentabilidade utilizando o jogo Minecraft Education Edition (MEE) em parceria com a UNESCO. Com o nosso suporte capacitacional, tecnológico e sob orientação didático-pedagógica do professor, os alunos produziram uma cidade sustentável, em consonância ao disposto pela UNESCO no Concurso Internacional.